segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A Chegada!!

Tinha chegado ao Panamá fazia poucos minutos, e depois de passar a fronteira e de ter o meu primeiro carimbo no meu passaporte, chego à zona de chegadas.
Não havia ninguém à minha espera!!! Sim, ninguém...Ocorreu-me logo: "Benvindo à vida do desenrascanso!!"
Chamei o único número panamenho que tinha, o do Adalberto (meu chefe no Panamá), e ele disse-me para não me preocupar que estava a chegar só precisava de estacionar. Assim foi.
Foi, no momento que ía a sair do aeroporto que tenho o meu primeiro choque cultural: O CALOR! É verdade, uma lufada de ar quente e húmido entrou-me pelos pulmões a dentro, e foi quando realmente me caíu a ficha: Benvindo ao Panamá!
Creio que é agora que vos posso contar algo mais sobre o meu impacto inicial e como a minha imagem deste país se está a formar. Nunca lhe farei justiça mas vou tentar ser o mais fiel possível. Para além de todo aquele palavriado que vem nos guias, o Panamá é para mim um país apaixonante e ao mesmo tempo odioso. Vou começar pelo primeiro prisma.
Apaixonei-me pelo Panamá porque ele representa superar os meus próprios limites, despir-me do meu estilo europeu composto por sapatos de corte italiano e cachecois, e calçar um chinelo e considerar o ar condicionado um bem de primeira necessidade. Ter chegado ao Panamá, representa até agora a experiência mais enriquecedora que já tive, é verdade que não a consigo relatar agora (num só post), mas espero ir passando essa aprendizagem através dos vários posts.
O segundo motivo pelo qual o Panamá é apaixonante, é o facto de ser um país onde existem divisões socio-culturais que se diluem numa das muitas ruas compastas por torres de 50 andares e casas ao estilo americano com grande relvados ou pátios onde à noite os carros se acumulam, ou ainda condomínios fechados onde a classe média procura diariamente um maior conforto.
Muitos outros aspectos haverá para se dizer que este istmo entre as duas américas é um lugar absorvente, mas um dos mais evidentes é sem dúvida o clima. O clima é algo que nunca tivera experiementado e que se a principio nos põe sem folgo, mas depois nos proporciona uma constante descontração (e uma vontade de beber água, também!).
É um país odioso..., ou talvez nem tanto, se calhar o termo mais correcto seja averso. Sim, averso...averso porque a diferença social continua a ser grande, aqui um único supermercado tem carne fiável, e a parte mais rica cidade é paredes meia com uma das mais degradadas que já vi. Onde o saneamento é rudimentar e as condições habitacionais imploram para que sejam melhoras.
No entanto, o crescente desenvolvimento, marcado pela especulção imobiliária, é notório e a crescente classe trabalhadora também. Aqui não há falta de empregos, há falta de gente para trabalhar, pelo menos foi o que me disse um taxista....
A verdade, é que o Panamá para mim ainda representa uma aventura semelhante aos descobrimentos do séc XV, ou seja, um superar quotidiano de barreiras e limites.
E cheguei a casa...a minha casa (já a sinto como minha) é igual a todos os outros apartamentos. Fica no Royal Park. (Os eficios aqui todos têm nomes, uma vez que não há número de portas...Não me perguntem pelos correios?? Acho que são assim, digamos que "à la carte"....) O Royal Park é um conjunto de 3 torres de 6 andares cada que partem todas de um átrio, que aliás é onde estou a escrever (é o sitio onde se panha melhor sinal de um amigo desconhecido, mas que deve de ser simpático). Tenho segunrança 24horas e serviço de limpeza, e ainda alguns serviços como: lavanderia e cybercentre, estão também disponíveis.
Voltanto à história da minha chegada....
Pousei as minhas coisas e o Hugo (já falei do Hugo: é o Contacto que venho substituir, que tem sido impecável comigo) dize-me o seguinte: Vienes conmigo à una reuníon de amigos en el Istmo??
E, assim, se começou a desenvolver a minha rede social no Panamá. Foi, então, o ISTMO, o primeiro lugar que conheci....

1 comentário:

  1. entao agr ja ponderas meter o bem-dito do ar condicionada em casa ou ainda não?
    sabes.... realmente não te estou nada a ver longe daqueles modelitos italianos.. e do teu proprio estilo! :-s
    acho que te vai fazer mt bem essa viagem pelas americas... será um novo descobrir do teu eu.... a mudança que tanto anseias!
    beijosssssssssssssssssssss

    ResponderEliminar