quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Agora é que é... mas tenho quem me ajude...

Agora é que é, estou oficialmente sozinho no Panamá desde segunda-feira,ou seja, o Hugo voltou para Portugal nesse dia.
E fiquei eu, com tudo o que isso traz por arrasto: o medo, a ansiedade, a vontade de voltra, a de ficar, a de fugir, a de viver isto ao máximo...
Por outro lado, este é momento de vos falar da minha rede social neste istmo entre as Américas.

Vou começar por aquele que mais me ajudou nos primeiros dias: o Hugo. Sei que já voltou para casa, mas durante o tempo que cá esteve foi 5 estrelas comigo. Em primeiro lugar tratou de eu ter uma casa, depois tratou de me enturmar com algumas pessoas e apresentou-me uma ferramenta extrordinária para combater a solidão, Couchsurfing. O Couchsurfing é uma rede social de pessoas que estão de viagem e de quem está no lugar de destino. Esta permitiu-me saber que existem pessoas que estão disponíveis para trocar uma dúzia de palavras movidos pela simples razão de conhecer gente desinteressadamente. Para além disso o Hugo teve o cuidado de me passar noções básicas de como viver no Panamá, e isso inclui desde onde fica o supermemrcado, até como se diz a um taxista como voltar para casa, onde ficam os serviços essencias, etc.

Então tudo isto faz do Hugo um amigo do qual é impossível não falar, no que diz respeito à minha vivência noPanamá.

Obrigado Hugo



Em primeiro lugar, creio que devo falar da pessoa que me ouve e me faz companhia todos os dias no trabalho: a Pilar. De facto, a Pilar é a secretária da Direcção regional da Amecirca Central e Caribe do Bial; mas ela é mais do que isso. É a pessoa com quem tenho aprendido, através de um trabalho de equipa, qual o strandard profissional que temos que ter e como desempenhar o nosso trabalho da melhor forma possível. Mas ela é ainda mais do que isso, tem sido um verdadeira amiga. Vejam só que até me convidou para ir com ela para o interior, para Chitré, passar o Carnaval consigo e com os seus amigos, sob a simples razão que: "no te puedo dejas solito, cuando la rumba se hace en el interior".

Obrigado Pilar


Em primeiro lugar, vem a Belkis. A Belkis foi a primeira pessoa do Panamá que conheci. Tem sido cinco estrelas, cem por cento disponível para me ajudar a ir a algum lado, tem-me mostrado a cidade e ainda tem paciência para agradáveis conversas acerca de tudo e de nada que se fazem acompanhar por um revitalizante refresco.

Obrigado Belkis

Em primeiro lugar, todo o pessoal que trabalha conosco BIAL, aqui se inclui, a Celmar (nosso distribuidor, em especial o Juan Carlos, que foi um excelente anfitrião), a nossa equipa de vendas: Rafael, Mirtha, Herédia e Lorena; e por fim, mas nunca menos importante a nossa Gestora de Mercado, Lídia que se tem mostrado uma óptima tutora profissional.

Obrigado a todos


E pronto, neste momento esta é a minha rede social que creio que vá ser maior quando vos falar dela numa próxima vez.


Obrigado por tudo

P.S.: devem ter reparado nos "em primeiro lugar", pois é todos são os primeiros, porém cada um em planos diferentes.

5 comentários:

  1. e depois da "rumba del interior" o tozé nunca mais será o mesmo! Nós depois queremos saber tudo :P
    bjs

    ResponderEliminar
  2. isso esta a querer parecer-me que só voltas ao escritorio uma semana dps do carnaval... para recuperares! =)
    olha nós tb fazemos parte da tua rede social.. cybernautica! =)

    ResponderEliminar
  3. ya xexas fazem, fazem...que dizer vão fazendo..não ha mais ninguém portanto tenho que vos aturar!!! LOLOL
    Agora a sério CLARO QUE SIM, obrigado pelo vosso apoio incondicional....

    ResponderEliminar
  4. Olá, Tó Zé!
    A tua mãe mandou-me o teu Blog que eu vi logo ver, curiosa! Encontrei-te no Panamá! E pensei que de férias ou em Viagem de final de curso! Qualquer coisa do género!
    Mas não é nada disto, pois não? Tu estás a trabalhar no Panamá? Estás aí porque escolheste? Estás a fazer algum estágio?
    Sinto que tudo te está a correr de feição e que tens tido pessoas que te vão ajudando a aguentar o trabalho e a distância... Mas também sinto o teu receio... os teus medos, as tuas fragilidades!
    Sei que tu és um rapazinho audacioso e aventureiro e que sabe o que quer. Esse teu forte carácter é a garantia de que tudo te correrá muito bem. Desejo-te felicidades e que consigas a realização pessoal que desejas. Aproveita para veres bem esse país e aprenderes com uma nova e tão diferente realidade! Jinhos e jinhos da Fátima Beja

    ResponderEliminar
  5. Olá Fátima,

    É verdade estou no Panamá em trabalho, trata-se de um estágio profissional nos Laboratórios Farmaceuticos BIAL. Vim aqui parar por "culpa" do programa InovContacto, este é um programa de estágios profissionais internacionais promovido pelo Ministério da Economia em conjunto com a Agência de Investimento e Comércio de Empresas Portuguesas. Vou aqui ficar até dia 19 de Julho, e espero que até lá me corra tudo tão bem como me tem corrido até agora.
    Aqui é tudo diferente do nosso jardim a beira-mar plantado, porém não é menos acolhedor. As pessoas são super hospitaleiras e encontro-me muito contente a nível pessoal e profissional.
    Os receios, esses existem sempre; a distância é incontornável e os momentos que me recordo de Santiago do Cacém vão surgindo aqui e ali.

    "Mas por mais que eu queira ou não queira a voz desata a rir" de contentamento, e felicidade por descobrir mais alguma coisa que sendo diferente, é tão interessante.
    Obrigado pelo apoio e força, mesmo que à distância.

    Aquele Abraço para si e para os seus

    Tozé Vieira

    ResponderEliminar