domingo, 1 de março de 2009

Afinal já passou um mês....

Afinal já passou um mês. E o que há a dizer sobre isto?
Há a dizer que me sinto muito realizado, mas ao mesmo tempo muito frustrado. Realizado porque aqui é todos os dias a aprender e a crescer. Frustrado porque ainda há tanta coisa que quero fazer e tenho a sensação que já estou quase a ir embora.... Vivo nesta dicotomia, mas é ela mesma que me faz todos os dias levantar e viver cada dia de forma única.
Aqui tem sido tudo diferente, sinto que já cresci mais no último mês do que em muitos passados numa rotina enfadonha a caminho da vida quotidiana.
Estou certamente mudado, sinto-me quase como os nosso descobridores de há 500 anos, compreendo agora a sensação de ver novos mundos, culturas e hábitos.

E quanto aos hábitos, sabem que no Panamá só se dá um beijinho para cumprimentar as senhoras. Isto resultou que fiquei com a cara estendida uma série de vezes...e a outra pessoa a olhar para mim com um ar de quem estava a pensar: "do que é que este está à espera?"
Outra coisa que já me passou foi também ter descoberto que afinal há mesmo diferença, ao ponto de ser uma ofensa, chamar Senhora a uma mulher não casada em vez de Senhorita. Por isso adoptei uma forma de tratamento que não me deixa ficar mal: Jovem, é como o pessoal se trata quando não sabe como se há-de dirigir, ou então se a pessoa tiver um "nível de sabedoria" mais elevado, usam Nena. Mas como não gosto da palavra arrisco o Senhora, é até ao dia em que me viram a cara...
Isto para os homens é tudo muito mais fácil, Senhor se conheço, Cavalheiro se não conheço. E, pronto!

Para além destes detalhes, existem outros não menos curiosos, como por exemplo: o carrinho de compras do supermercado não passa da caixa, ou seja, fica antes da caixa, porque para levar as compras até ao carro, táxi ou o que for existem outros carrinhos diferente empurrados por uns jovens, alguns tão jovens que se podiam chamar crianças que, obviamente, estão sempre à espera de uma gorjeta. A propósito, no outro dia não tinha moedas e dei $1 ao rapazito que andava a empurrar o carrinho, só lhe faltou pular...até me senti uma pessoa melhor.

Durante este mês é impossível relatar tudo o que é diferente. Por exemplo, as pessoas ficam admiradas quando me perguntam se sei cozinhar e eu respondo que sim. À excepção do Basílio que é chefe de cozinha, não conheci mais nenhum homem que soubesse como ligar um fogão.

Ah! Há uma diferença em especial que me agradou muito: o preço da roupa de marca cá. Há umas semanas logo no ínico, a Xexas tinha perguntado se sempre havia camisas Guess à venda por $3. Pois bem, não há. Mas há por $50, e Gant a 60$ e Oscar de la Renta e Calvin Klein, com preços mais ou menos não muito longe destes.
Mais! Sabem que aqui a Zara é mais cara que a Tommy, ou seja, toda a boa criatura anda vestidinha de Tommy. A bem da verdade, a Tommy aqui nem tem muito prestígio, para não falar que a Zara é considerada caríssima, mas mantém o estatuto de ser Europeia (o que lhe continua a conferir algum status).

Comecei a fazer este post no dia (que por defeito) em que fazia um mês de eu cá estar, ou seja, faria um mês de eu cá estar no dia 29 de Fevereiro. Mas não houve dia 29!!
(Agora compreendo a dificuldade da minha prima Tininha ao celebrar o seu aniversário, coitada durante 4 anos é renegada para um dia que não é o dela! Mas, também foi preciso ter pontaria...ao escolher o dia. Isto serve para ela, tanto quanto para mim. Para Ela pelo dia de aniversário, para mim porque poderia ter vindo noutro dia...)
Como, estava a dizer comecei a fazer este post no dia 1 de Março, mas como queria fazer alguma coisa com bom astral deixei-o de lado porque esse dia foi dedicado à melancolia trazida pela memória e estar longe, etc.. tudo muito para baixo.
Hoje, achei que era um bom dia para o fazer, estou bem disposto!! E pronto acho que nem ficou muito mal..poderia ser melhor, mas é como a minha irmã, a Guidinha, costuma dizer: "As soluções óptimas são teóricas."

Vemo-nos em breve...

Obrigado por tudo

4 comentários:

  1. e eu falei contigo nesse dia...
    :-)
    as 15 hrs dai.. 20 e qq coisa daqui!
    saudades!
    nos bem diziamos que o tempo iria passar a correr....
    bom espero então que tragas uma mala cheia de roupa para mim.. para a raka... para a madalena.. :-D

    ResponderEliminar
  2. quando dizes que deste $1 ao miudo... deste 5 centimos??? :-s

    ResponderEliminar
  3. Quando digo $1, refiro à quantia de 0.76€. Mas pelo que pude averiguar o normal aqui são 0.10$ ou 0.25$.

    Ou seja eu fui um mãos largas!

    Quanto à mala cheia de roupa, vou recordar que como aqui não há correios...e eu ja trazia peso a mais...levar muita coisa vai sair-me caro...

    ResponderEliminar
  4. o que queres dizer com: "não ha correios?"
    tenho uma fita para te enviar...

    ResponderEliminar