quarta-feira, 11 de março de 2009

Uma história de vida para contar no futuro...

No sábado passado recebi um email de um Couchsuffer a pedir acolhimento para esse mesmo dia e até hoje quarta feira. Nunca tal me tinha passado e então fiquei no meio entre aceitar e não aceitar o pedido. Acabei por aceitar e ainda bem...

Já vos falei do Jéremy Marie, e também já vos disse que já lhe aconteceram coisas do arco-da-velha. Mas o que ainda não vos disse foi que ele anda há 18 meses a viajar somente pedindo boleias, com o objectivo de provar que é possível encontrar boas pessoas capazes de nos ajudar sem pedir nada em troca. E para o Jéremy nada é mais eloquente que dar boleia a um desconhecido.

Saiu de França em Outubro de 2007, e já fez todos os Balcãs, Médio Oriente e África. Quando chegou à Cidade do Cabo, pediu uma boleia a um barco e pronto veio parar ao Panamá. (fácil!!)
Agora que está na América, prevê que fique por cá dois anos até conseguir ir a todos os lugares que quer. E depois, nada mais lógico que voltar a pedir uma bolei a um barco outra vez, desta vez para a Austrália! (fácil!) E daí recomeçar a sua viagem em direcção à Ásia e, depois sim, regressar à Europa. Tudo isto está a pensar fazê-lo em 3 ou 4 anos mais.

Se houve coisa que me impressionou no Jéremy, foi o quão bem preparado está, o seu nível de planeamento vai até ao mais pequeno detalhe de toda a sua viagem. Tem um orçamento de $7 diários, e cada vez que lhe perguntam se consegue comer e ainda arranjar um sítio para dormir, ele responde: "comida barata há em todo o lado, e lugar para dormir também". Como se isto não fosse suficiente, carrega consigo somente uma mochila. (Sim, eu sei, estão a pensar que o homem é uma mochila andante...enganam-se...a sua mochila é pouco maior que uma mochila de escola normal. Na verdade acho já tive mochilas de escola com aquele tamanho.)Nela cabem somente roupa para uma semana, dois pares de ténis, uma bolsa com bens de uso pessoal e carregador de telemóvel.

Desde dormir na beira de uma estrada em África, até ser empregado de mesa num ferry do Nilo (para não ter que pagar o transporte), ao Jéremy já lhe passou de tudo. Acreditem que ouvi-lo falar é algo de extraordinário e pode converter-se numa coisa muito inspiradora. Já várias vezes foi convidado por rádios e televisões locais para ir falar sobre a sua viagem, já foi retido pela polícia...já, já, já...sobre o Jéremy há muitos "jás"!


O seu projecto chama-se "Un Coup de Pouce autor du Monde" (a mão ao redor do mundo), e está disponível em http://www.lembas.ovh.org/.


Tal como o Jéremy costuma dizer, está a criar a sua "história de vida para a contar no futuro". Boa sorte Jerémy!!


Obrigado por tudo

Sem comentários:

Enviar um comentário