sexta-feira, 6 de março de 2009

Cidade Perdida

Em 15 de Agosto de 1519 por ordem de Carlos V, Rei de Espanha pela Graça de Deus e Imperador do Sacro Império Romano, etc, etc, etc... é fundada aquela que seria a primeira cidade na costa do Oceano Pacífico sob uma coroa Europeia.

Lugar pouco rico em recursos naturais mas estratégico para as trocas comerciais, não foram precisos muitos anos para que a cidade se torna-se um entreposto mercantil da maior importância. Poucos anos depois da sua fundação, a cidade possuía infraestruturas como uma universidade, um hospital, vários conventos e edifícios religiosos, donde a Catedral da Virgem da Assunção se destacava como edifício maior da cidade. Entre outros títulos e distinções, no inicio do séc XVII a cidade recebe a denominação de Capital das Colónias e Territórios das Américas.

Apesar de fustiga por inumeros saques e pilhagens ao longo dos anos, a cidade continuava a ser uma fonte de riqueza para aqueles que dela dependiam e para o Império. Porém, em 1670, o pirata Henry Morgan planeia atacar a cidade e, sabendo que o saque era inevitável, o então governador Don Juan Peréz Guzmán ordena a população para que saía da cidade e manda impludir todas as reservas de pólvora existentes destruindo-a por completo.

Daquela cidade destruída durante a sua época de ouro sobram somente as ruínas de alguns edifícios e a torre da catedral. Em 1997 recebeu a sua última distinção, a de Património Mundial desta vez por parte da UNESCO.

A História e o povo chamaram-lhe "Panamá La Vieja".


Obrigado por tudo.

1 comentário:

  1. Muito bem, tozé. Gostei muito da descrição que fizeste da tua aventura com a Filipa á ilha de "dos indios"
    Isso sim é algo diferente do que é habitual o comum dos mortais ver quando em viagem. Boa opção.
    Olha há duas semanas fui com a mãe á feira da ladra, ela nunca tinha ido, ver aquelas velharias, também gostei.
    Lá comprei como recordação uma chávena de café com o emblema da "Gloriosa Marinha de Guerra Portuguesa".
    Assim que a vi nem discuti preço...
    Aqui está como sendo(para mim) uma das peças mais valiosas dessa colecção da mãe..
    Depois fomos visitar o panteao nacional e o convento de São Vicente de Fora.
    Foi tambem uma boa tarde.
    Beijinhos
    Pai

    ResponderEliminar